TEMOS #UMASÓTERRA, VAMOS CUIDAR DELA
Cinquenta anos atrás, autoridades e líderes mundiais se reuniram na cidade de Estocolmo, na Suécia, e, após muitas conversas e discussões, chegaram à conclusão de que a humanidade precisaria moldar as suas ações, de forma a cuidar do meio ambiente ao redor – para o nosso próprio bem. Essa afirmação foi registrada na famosa Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, um documento que também alertou sobre os altos níveis de poluição na água, ar, terra e seres vivos. Infelizmente, meio século depois, a situação continua alarmante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, cerca de 7 milhões de mortes são causadas pela poluição do ar. Já o mais recente Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, deixou bem claro que as taxas de desmatamento são preocupantes e que as emissões de gases de efeito estufa – vilãs do aquecimento global – estão em alta. Por fim, um dos dados que mais nos preocupa é que no ano de 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos, conforme relatório da Fundação Ellen MacArthur.
O momento é decisivo, pois ainda podemos mudar essa realidade e garantir um futuro próspero para a humanidade e todos os outros seres vivos. A fundadora da Onda Eco, Stefania Bonetti, defende: “precisamos ter consciência das mudanças que ocorrem ao nosso redor e, mais do que isso, precisamos agir. Só quem acredita que pode mudar o mundo para melhor, é que realmente o faz”. A marca de produtos de limpeza promete uma revolução, tanto na forma de limpar a casa – sem sujar o planeta – como também na forma de pensar. Além de ser uma Empresa B certificada, mérito de marcas comprometidas com uma melhoria constante de seus processos, a Onda Eco também estampa orgulhosamente a certificação de produto vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o selo EuReciclo, e publica mensalmente relatórios de sustentabilidade, revelando todas as iniciativas que implementa. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os negócios e a indústria têm o poder de moldar a economia para atender às nossas necessidades de sustentabilidade. Essa é a principal missão da marca apaixonada pelos oceanos e pela natureza.
E como cada um de nós pode fazer a sua parte e lutar pela proteção das florestas, pela conservação das espécies, pela limpeza dos mares e por um ar limpo? Como consumidores, devemos realizar todos os dias o nosso poder de escolha e optar por produtos responsáveis, não tóxicos, com fórmulas seguras e conscientes. Também temos a missão de cobrar o posicionamento de empresas, órgãos públicos e (por que não?) de vizinhos e amigos. Se cada pessoa no mundo tomar uma iniciativa, somaremos quase 8 bilhões de impactos positivos. Uma quantidade grande, não é mesmo? Mas ao mesmo tempo, necessária. Afinal, 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos oceanos todos os anos e mais de 80% das águas residuais são despejadas no meio ambiente sem tratamento adequado.
O mundo pede por mudanças e o tema escolhido pela ONU para homenagear o Dia do Meio Ambiente de 2022, celebrado todos os anos no dia 05 de junho, não poderia ser mais assertivo: #UmaSóTerra. O slogan é um convite para agirmos e restabelecermos o equilíbrio com a natureza, através de mudanças transformadoras na forma como comemos, vivemos, trabalhamos e nos movimentamos. Uma ação cotidiana, como limpar a nossa casa, pode sim fazer a diferença, basta querer e acreditar que um mundo melhor é possível. Atitudes como essa são importantes, inclusive, para a nossa própria saúde, pois cuidar do planeta é cuidar de nós mesmos e das gerações futuras. É garantir a existência, a permanência, a convivência e a vida. Temos uma só casa, vamos cuidar dela.
Onda Eco & Carol Gusi