Neste ano de 2023, a Onda Eco mergulhou de cabeça no movimento do Julho Sem Plástico! Saiba mais.
"A Onda Eco é muito mais do que uma marca de produtos de limpeza, é um movimento", palavras da nossa fundadora Stefania Bonetti que representam muito bem como atuamos por aqui. Afinal, acreditamos que o impacto positivo vai muito além do que comercializamos e desenvolvemos. Por isso, apostamos em ações ambientais e sociais que refletem a mudança que queremos ver no mundo. A Carol, nossa head de ESG, está sempre propondo causas diferentes para apoiarmos, e o nosso time abraça e faz acontecer com a ajuda e a colaboração dos nossos clientes. Estamos animados com essa onda de iniciativas que está crescendo e queremos dividir isso com vocês.
Um dos desafios ambientais mais urgentes que enfrentamos é a poluição plástica. A cada ano, até cinco trilhões de sacolas plásticas são usadas em todo o mundo, sendo que metade do plástico produzido é de uso único. Recentemente, a ONU publicou o relatório "Turning off the Tap. How the world can end plastic pollution and create a circular economy" (Desligando a Torneira: Como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular), alertando sobre a grave crise que enfrentamos. O uso atual do plástico está enraizado em uma economia linear, onde o material é produzido, utilizado uma vez e, frequentemente, descartado, poluindo nosso meio ambiente. Infelizmente, um fluxo muito pequeno de plástico é reciclado para novos usos.
A boa notícia é que, se migrarmos para uma economia circular, podemos reduzir em até 80% os resíduos plásticos mal geridos que acabam em nosso ambiente. Contudo, ainda enfrentaremos o desafio de gerenciar 100 milhões de toneladas métricas de plásticos que ainda não foram reduzidos ou substituídos. Diante desse cenário, acreditamos que é imprescindível agir o quanto antes.
Com isso em mente, participamos mais uma vez do movimento global "Julho Sem Plástico". A iniciativa, liderada pela Plastic Free Foundation, começou em 2011 com Rebecca Prince-Ruiz e uma pequena equipe do governo local na Austrália Ocidental. O principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de abolir o plástico de uso único.
Entre 26 e 31 de julho, os clientes da Onda Eco que adquiriram o Kit Pacífico em nosso site, receberam de presente uma ecobag. O kit é composto por 1 multiuso, 1 lava louças e 1 lava roupas, todos concentrados e no formato de galão de 5 litros. Cada galão permite que os consumidores realizem o refil dos frascos auxiliares pelo menos 10 vezes, a depender da diluição. Com isso, é possível o reaproveitamento das embalagens menores, minimizando a quantidade de plástico descartado e gerando mais economia para o consumidor.
Já a ecobag foi escolhida por ser um símbolo do combate à poluição plástica. Utilizar tecido para embrulhar itens é um costume antigo. No Japão, desde o Período Nara (710-784) existe a técnica do furoshiki, muitas vezes chamada de "a primeira ecobag do mundo". O nome é a combinação de duas palavras “furo” e “shiki” que significam “banho” e “espalhar/abrir” respectivamente, pois o item era usado como pano de embrulho para carregar as roupas em casas de banho públicas. Atualmente, existem muitos modelos, formatos e estilos de bolsas reutilizáveis, mas a da Onda, claro, é a nossa preferida.
Essa ação representa o nosso compromisso contínuo em proporcionar soluções sustentáveis aos nossos clientes e de incentivar um estilo de vida mais consciente. Acompanhem os próximos capítulos para conhecer mais histórias de impacto positivo que aconteceram por aqui.
Fontes:
https://www.plasticfreejuly.org/about-us/ https://wedocs.unep.org/bitstream/handle/20.500.11822/42277/Plastic_pollution.pdf?sequence=4 https://www.unep.org/interactives/beat-plastic-pollution/
https://nicjapanese.com/column/furoshiki/
https://www.japanhousesp.com.br/evento/furoshiki-arte-de-envolver/